Como liderar para a qualidade do futuro
Não nos deixemos enganar pela tecnologia. Vivemos a época da indústria 4.0, onde a computação e conectividade estão em tudo que fazemos, o que pode dar a impressão que tudo é byte. Entretanto, no centro de tudo está o ser humano e nunca a liderança e o desenvolvimento pessoal foi tão importante.
A tecnologia potencializa o que somos. Através dela, temos acesso a possibilidade que antes nem sonhávamos, o que exige de nós muito mais habilidades do que tínhamos antes para transformar em realidade todas as possibilidades que se abre. Portanto, somos os líderes do amanhã, o que exide de nós mais preparo e dedicação. A era do gerenciamento amador está ficando para trás. Assim sendo, apenas os que se preparam irão se destacar.
Acredito que a liderança começa por si mesmo. Quem não é capaz de se dominar terá enormes dificuldades para ser líder. Nossa grande arma é o conhecimento e nunca ele esteve tão disponível. Entretanto, para acessá-lo, temos que separar o joio do trigo e, sobretudo, criarmos hábitos de aprendizagem constante.
Hábitos são a chave para o desenvolvimento pessoal (e a liderança)
Em um mundo exponencial, os hábitos são a chave da prosperidade. A coisa não acontece de repente, embora muitas vezes tenhamos esta sensação. Isso acontece porque vemos apenas a parte da vertical do gráfico e esquecemos que teve um longo período sem muita evolução, onde parecia não ter efeito nenhum. É nessa hora que os bons hábitos fazem a diferença. Sabemos que a colheita virá, apenas temos que manter a constância e continuar. A aprendizagem também é assim.
Um bom ponto de partida para entender esta dinâmica é O Poder do Hábito, do Charles Duhigg. Um dos livros mais interessantes que já li, com enorme impacto em minha vida. O interessante é que cheguei nele depois de ter descoberto o poder extraordinário dos bons hábitos, posto que perdi 24 kg em um ano, praticamente 20% do meu peso. Outra indicação que faço é Hábitos Atômicos, praticamente uma aplicação do livro do Duhigg.
Liderança
Há uma espécie de liderança que está com seus dias contados. Trata-se daquela com base na ameaça, medo e ilusão de controle. À medida que as organizações vão migrando para estilos mais abertos de gerenciamento, em uma cultura de aprendizagem, exige-se líderes capazes de ter visão e montar equipes colaborativas, com o propósito de entregar resultados. Este tipo de líder tem que estar em constante aperfeiçoamento, em uma cultura de aprendizado.
Este blog vai abordar as questões modernas da liderança, mostrando como a teoria se conecta com a prática, como podemos liderar pelo exemplo e, principalmente, pela inspiração. Neste vídeo, o Bispo Barron trata talvez dos dois aspectos mais importantes da liderança. Vale assistir atentamente.
O Futuro começa hoje
Estamos construindo nosso futuro todos os dias, a cada pequena atitude, a cada nova conquista. Portanto, não esperem, ajam. O desenvolvimento pessoal é o maior investimento que você pode fazer nos dias de hoje, pois penas com a mentalidade de crescimento vamos ser capazes de nos tornar os líderes que nosso mundo precisa.
Nunca foi tão urgente e tão importante.