Avaliação da conformidade: segurança e confiança

caixa de brinquedo com o selo de avaliação da conformidade do inmetro

Tendo como base a capacidade de realizar medições com precisão e um padrão de referência, é possível avaliar se um produto (ou processo) atende objetivamente os requisitos estabelecidos. O que se busca é demonstrar que o resultado do processo de fabricação está conforme as especificações, ou seja, que atende os padrões estabelecidos. Esta atividade denomina-se avaliação da conformidade.

Os atores

Em muitos casos, o avaliador não pode ser parte interessada no negócio, o que exige uma organização independente para realizar a atividade de certificação. Tecnicamente denominado de Organismo de Avaliação da Conformidade (OAC), é conhecido no setor produtivo como “certificadora”. Seu papel é de avaliar a conformidade do produto e a capacidade da empresa produzir em escala industrial com a mesma conformidade de uma amostra. Em geral a certificadora recebe os resultados dos testes de laboratório e realiza inspeções nas fábricas.

Donde surge um outro ator importante da avaliação da conformidade, os laboratórios de ensaios. O laboratório recebe um conjunto de produtos e realiza diversos testes padronizados para emitir um relatório que será parte do processo de certificação. Seu trabalho é fundamental para trazer objetividade para a análise da certificadora.

O selo de conformidade

O resultado do processo de avaliação da conformidade é um selo de conformidade. O mais famoso no Brasil é o selo do Inmetro. Este selo traduz que um determinado produto foi testado e avaliado de acordo com as regras dos programas de avaliação da conformidade do Instituto e por isso podem utilizar sua marca. O interessante é que não foi o Inmetro que certificou, mas um organismo de avaliação da conformidade, ou seja, a certificadora.

Neste texto utilizamos o caso mais geral, de um produto industrial, mas há variações de tipos de certificação, tanto para produtos, quanto para processos e até mesmo pessoas. Os mecanismos são diversos, mas o fim é o mesmo: avaliar a conformidade.

Assim, toda vez que se observa o selo do Inmetro em um brinquedo, sabe-se que uma amostra do produto passou por diversos testes, em laboratórios competentes, e uma certificadora realizou auditorias para verificar a capacidade do fabricante em produzir em conformidade. Tudo isso para trazer confiança ao mercado e garantir a segurança dos consumidores. O selo de conformidade traduz confiança, permitindo que os consumidores possam adquirir os produtos oferecidos.

Fonte: IEC

One Reply to “Avaliação da conformidade: segurança e confiança”

Comentários estão fechados.