Acreditação: a confiança de um sistema

Quando nos deparamos com um brinquedo no comércio, percebemos uma informação importante: um selo do Inmetro. Mas o que significa exatamente este selo? Por que podemos confiar que aquele produto atende determinados requisitos de qualidade? A palavra confiança está intimamente associada a um conceito da infraestrutura da qualidade muito importante e desconhecido do grande público, a acreditação.

O selo de conformidade

O selo do Inmetro é um selo de conformidade. É o mais conhecido no Brasil, mas não é o único. Para entender o que é acreditação, podemos usá-lo como exemplo. Quando um produto ostenta o selo do Inmetro, significa que amostras do produto foram testados em laboratório e uma certificadora avaliou o sistema de gestão do fabricante, analisou os resultados dos testes e atestou que aquela empresa segue os padrões que foram estabelecidos.

Vejam que não foi o Inmetro que realizou os testes, ou mesmo a certificação. Quem certifica os produtos são organizações privadas, eventualmente públicas, que assumem a responsabilidade pela boa condução do processo de avaliação da conformidade, este sim estabelecido pelo Inmetro.

Mas o que garante que esta certificadora é competente para realizar esta atividade? Quem garante que o laboratório que testou sabe realizar os ensaios adequados? Em outras palavras, como confiar neste sistema que envolve tantos atores diferentes? Esse é o papel da acreditação.

Acreditação: trazendo confiança para o sistema

Simplificando bastante, acreditar é reconhecer a competência. Para que um laboratório possa fazer ensaios ou para uma certificadora possa realizar a avaliação da conformidade, é preciso que sejam acreditados. A Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro é o principal orgão brasileiro, com reconhecimento internacional, para realizar a atividade de acreditação.

Um organismo de avaliação da conformidade, seja laboratório ou certificadora, deve passar por um processo de acreditação para poder realizar suas atividades, pelo menos para que seja aceita pelo sistema brasileiro de avaliação da conformidade. Significa que sua competência é avaliada e mais que isso, sua atuação é acompanhada em um sistema de governança.

Podemos confiar no selo de conformidade porque ele foi emitido por uma certificadora acreditada, utilizando ensaios acreditados, seguindo as regras estabelecidas pelo dono do selo, no caso o Inmetro.

Conclusão

Quando você compra um brinquedo para seu filho, observe bem o selo de certificação. Além da marca do Inmetro, há também a indicação de quem realizou a avaliação da conformidade. Mais importante que isso, a existência do selo indica que a qualidade do produto é garantida por um sistema cuja confiança é garantida pela acreditação.

One Reply to “Acreditação: a confiança de um sistema”

  1. Muito bom Marcos! A acreditação traz confiança para os atores e processos da Infraestrutura da Qualidade.

Comentários estão fechados.