A transformação digital é uma força impulsionadora de negócios e cada vez mais uma exigência a fim de se competir no mundo complexo e interconectado que vivemos. Uma intraestrutura da qualidade digital é uma grande oportunidade para quem trabalha no setor. Apresento a seguir um resumo do White Paper Quality-X, uma referência sobre o que estão pensando na União Européia.
Quality-X
A produção e o comércio, especialmente nas complexas redes de valor, dependem cada vez mais de garantir, de forma comprovada, a qualidade, segurança e sustentabilidade ambiental de produtos, processos e serviços. Para isso é indispensável uma infraestrutura da qualidade robusta e moderna.
O potencial da infraestrutura da qualidade é realizado quando os elementos e as atores estão integrados em um sistema e não como partes isoladas. Com esse objetivo, os europeus estão desenvolvendo um grande projeto de ecossistema digital denominado Quality-X. Em síntese, envolve a criação de um ecossistema dentro de um espaço digital internacional, aliando com projeto de transformação digital existentes.
Desta forma, estão desenvolvendo iniciativas de uma intraestrutura da qualidade digital incluem normas e certificados lidos por máquinas, selos eletrônicos, padrões de acreditação e infraestrutura em nuvem para serviços (nuvem metrológica). O core é tornar a confiança universalmente acessível para governos, empresas e consumidores.
A fim de prover informações contínuas e rastreáveis em toda a cadeia de valor, o projeto atenderá as empresas, autoridades, organizações e certificação e de acreditação. Um exemplo é a certificação digital. Não se trata de digitalização de um certificado, mas que o próprio certificado seja digital desde sua origem, isto é, nato digital. Assim pode-se armazenar as informações de calibração em todo o ciclo de vida do instrumento. Desta forma permite o acompanhamento em tempo real da produção e oferece a possibilidade que a máquina faça a leitura das informações.
Algumas iniciativas para uma infraestrutura da qualidade digital
O paper apresenta uma série de iniciativas, com destaque para:
- Normas inteligentes, que permitem leitura por máquina , com o propósito de conferir adaptabilidade dinâmica e integração digital entre as normas.
- Certificação de calibração digital, provendo acesso digital lido por máquina com o intuito de prover informação das medições dos instrumentos.
- Certificado digital de conformidade oferecendo o acesso lido por máquina para informações referentes a validação e conformidade dos produtos em relação à regulamento e normalização.
- Nuvem de infraestrutura da qualidade, servindo de protótipo para uma infraestrutura federada segura para digitalização dos processos da infraestrutura da qualidade.
- Passaporte digital de produtos, servindo como uma representação digital dos produtos, provendo detalhes para o ciclo de vida, componentes status de conformidade.
Conclusão
Muito do que foi apresentado está em desenvolvimento. Entender o que está sendo pensado em termos de transformação digital na Infraestrutura da Qualidade é um passo importante para as organizações brasileiras não só se prepararem, mas buscarem um papel ativo no desenvolvimento de novas soluções e na busca da inovação.
Excelente artigo.