Hábitos que transformam: Cinco Minutos por Dia

Conhece-te a ti mesmo, dizia Sócrates. Mais que uma frase, trata-se de um princípio filosófico. Para conhecer qualquer coisa, para ter clareza, temos que começar por nós mesmos. É justamente neste ponto que um pequeno livro pode nos ajudar imensamente, através dos hábitos. Trata-se de Cinco Minutos por Dia, Um Diário Para uma Vida Melhor.

5 Minutos por Dia

O princípio é bastente simples. Cinco Minutos por Dia nos ajuda a desenvolver um hábito poderoso, de refletir brevemente no início e no fim do dia sobre nossos pequenos planos e avanços, que muitas vezes passam despercebidos em nossas rotinas.

O livro é dividido em duas partes, uma breve explicação e uma parte prática, onde diariamente preenchemos uma página, em dois momentos distintos, de manhã e antes de dormir. Simples, não? Mas, acreditem, funciona, é assim que desenvolvemso nossos hábitos. Meu primeiro registro é de 30 de outubro de 2023 e tenho preenchido quase todos os dias úteis (decidi deixar os fins de semana fora, mas isso é de cada um).

Cada página tem uma frase de motivação e um prompt com 5 itens, fáceis e rápidos de serem preenchidos.

Rotina Matinal

Tudo começa pela manhã, com os primeiros 3 itens. A recomendação é fazer o mais cedo possível, para começarmos o dia com a clareza que precisamos.

Primeiro preenchemos com 3 coisas que somos gratos. O ideal é que não seja genérico demais, aquelas obviedades que gostamos de colocar nestes momentos (família, Deus, a vida, o universo, etc). Ao contrário, devemos buscar ser específicos, trazendo para o mundo real: o pudim que comi ontem, o primeiro disco dos Ramones, o conselho que recebi de um amigo. Isso nos ajuda a conectar com o mundo real e sermos mais positivos, pois nem tudo é ruim em nossa vida. Assim, conseguimos lembrar 3 coisas par agradecer todos os dias.

Depois preenchemos 3 coisas que deixariam nosso dia fantástico. É uma maneira de influenciar nosso cérebro e nossas atitudes para realizarmos algo significativo para nós, por menor que seja. Por exemplo, ter uma conversa com um amigo, meditar por 5 minutos, assistir um filme, realizar aquela tarefa chata que estou postergando. O importante é termos clareza do que vamos fazer naquele dia, do que é mais importante.

Por fim, uma afirmação diária. Temos que aprender a ver o que temos de melhor, pois todos temos nossas qualidades. Em uma linha faço uma afirmação sobre mim que é importante no contexto daquele dia. Algo como eu sou uma pessoa que tenta compreender os outros.

Rotina Noturna

De noite, preferencialmente antes de dormir, uma segunda entrada no livro. Uma breve reflexão sobre o que funcionou e o que faltou, em duas questões.

Primeiramente, citamos três coisas maravilhosas que aconteceram naquele dia. Não precisa ser uma grande realização, apenas os 3 pontos altos de nosso dia. Esta reflexão nos impulsiona a reconhecer o lado bom da vida, que nem tudo é tão ruim quanto parece as vezes.

Por fim, a última do dia: como eu poderia ter tornado o dia de hoje ainda melhor? É uma forma de ver o que não funcionou, mas de um ponto de vista construtivo e não de lamentação

Concluindo…

Um livro que entrega o que promete. Não levo mais do que os cinco minutos por dia e com o tempo vamos aprimorando, passando a prestar mais atenção no mundo a nossa volta, o que não deixa de ser um bônus a mais. É assim que através hábitos simples podemos conseguir efeitos poderosos, bastando boa vontade e um espírito aberto.