Entendendo a liderança situacional

Você sabe o que é liderança situacional?

Blanchard e Hersey, ainda nos anos 70, observaram que a liderança depende muito do contexto. Particularmente dos liderados. O que eles sabem? O quanto estão motivados? Dependendo deste quadro, uma diferente tipo de liderança é exigida. Significa que os estilos de liderança devem ser escolhidos de acordo com a situação.

Primeiramente, se a pessoa ou equipe não sabe executar as tarefas e não tem compromisso, o estilo deve ser diretivo. O líder tem que ensinar como fazer e motivar ao mesmo tempo. Só que existem pessoas que tem compromisso alto com a organização, o que lhes faltam é conhecimento. Neste segundo caso o estilo é de treinamento, pois você precisa treinar a pessoa ou o time para executar corretamente.

Um terceiro caso é da pessoa que sabe como fazer, mas não está comprometida. Neste caso, o líder assume o estilo apoiador. Tentando trazer motivação para esta pessoa executar o que já sabe fazer muito bem. Por fim, existe a pessoa motiva e que sabe como fazer. Neste caso, entra em cena o líder que delega.

O grande problema do líder que só consegue exercer um destes papéis é que ele só será bem sucedido em uma única situação. Um bom líder diretivo se torna um problema assim que a equipe aprende o que fazer ou se torna comprometida. Ele não consegue realizar a migração. Outra questão é que na mesma organização poderá ter que fazer diferentes papéis, dependendo da pessoa que está lidando. Se só souber fazer um, será um bom líder para uma parte da organização e será um problema para outra.

Imagem do gráfico representando os 4 tipos de liderança situacional

Enfim, estes são os pontos principais do que Blanchard e Hersey chamaram de liderança situacional. E você? Concorda com Blanchard? Já observou este fenômeno a sua volta? Conte para nós!