Infraestrutura da Qualidade

Entendendo a Infraestrutura da Qualidade

Para que as empresas possam investir em qualidade, é preciso um certo suporte, um conjunto de ferramentas que permita o desenvolvimento tecnológico e a comunicação adequada para atingir determinados padrões. Este é o papel do que se denominou infraestrutura da qualidade (IQ).

Metrologia

A base de todo este sistema é a metrologia, a ciência das medições. Não se melhora o que se não se consegue medir. Newton não era mais inteligente que Aristóteles, mas ele tinha instrumentos de medição que o grego não tinha. A revolução científica-tecnológica surgiu e evoluiu passo a passo com a capacidade de medir. Sem esta capacidade, uma empresa não sabe e está melhorando seu produto a cada invervenção. Portanto, ter instrumentos adequados e corretamente calibrados é fundamental para o investimento em qualidade.

Normalização

Outro ponto da IQ são os padrões. Ao se fazer um projeto de engenharia, não se precisa projetar os parafusos, basta escolher dentro dos diversos tipos padronizados. Analogamente, o mesmo vale para as barras de ferro que são usadas no concreto armado ou o tipo de cimento que se vai utilizar. A padronização orienta a indústria para o que produzir e alinha as espectativas dos usuários, sejam empresas ou consumidores. Portanto, a normalização é outro pilar importante para a IQ.

Avaliação da Conformidade

Dispondo de capacidade de medição e uma norma de referência, é preciso mostrar que está se cumprindo esta norma. Muitas vezes, o comprador não tem como avaliar se o produto está conforme; precisaria ter um laboratório, fazer determinados testes. Seria muito despendioso e impediria muitas empresas de funcionar. No entanto, por procedimentos padronizados, um produto pode ser testado por um laboratório independente e certificado por um organismo especializado em analisar os testes de laboratório e inspecionar a linha de produção. Esta atividade, fundamental para a IQ, é a avaliação da conformidade.

Acreditação

O que garante que este organismo tem competência e seriedade para realizar esta atividade de avaliação da conformidade? Com o propósito de trazer confiança ao sistema, entra o papel da acreditação. Os países em geral possuem um orgão central de acreditação que reconhece a competência de quem realiza a avaliação da conformidade. Assim, é a acreditação que confere confiança para todo o sistema. Só quem é acreditado para um determinado escopo pode realizar uma certificação pois é auditado periodicamente para garantir que continue competente para realizar suas atividades, trazendo segurança e governança para a atividade de avaliação da conformidade.

Vigilância de Mercado

Por fim, é preciso garantir que os produtos a venda estejam seguindo os regulamentos estabelecidos. Que tenham passado pela avaliação da conformidade quando esta for obrigatória, que os intrumentos estejam verificados corretamente, que as quantidades comunicadas ao consumidor sejam corretas. Este é o papel da vigilância de mercado. Não se pode permitir que produtos não conformes, instrumentos desregulados ou quantidades enganosas convivam no mercado, com a pena de inibir as boas práticas e a concorrência justa. A vigilância de mercado é o aliado dos compradores para se protegerem das práticas abusivas.

Conclusão

Em síntese, as atividades de metrologia, normalização, avaliação da conformidade, acreditação e vigilância de mercado são os pilares da Infraestrutura da Qualidade, o conjunto de ferramentas que o setor produtivo pode dispor para melhorar seus produtos e processos. Uma IQ forte gera competitividade para um país e garantia de acesso aos melhores mercados, além de proteção para a sociedade. É uma área estratégica que gera valor para todo o sistema produtivo, especialmente quando está alinhada para gerar inovação e competitividade. Estou convencido que a qualidade do nosso futuro passa necessariamente pela infraestrutura da qualidade. O grande desafio é fazê-la visível para que seja reconhecida na sociedade e possa ser um dos pilares de desenvolvimento econômico sustentável e este é uma das razões para a criação deste blog.

Imagem de um diagram mostrando que a infraestrutura da qualidade possui partes principais
IQ e seus pilares

Fonte adicional: Building Trust for Trade (UNIDO)