Aprendizagem contínua: por que precisamos dela?


Um dos problemas do mundo é o espaço que os arrogantes ganharam com a demo­cratização do discurso, o que só foi possível com a internet. Naturalmente os arrogantes acabam sendo mais ativos nas redes sociais e acabamos confundindo com sabedoria o que não é. Aprendizagem contínua? Mas já sei de tudo!

A grande questão é que os arrogantes não aprendem. Não sou eu que digo isso, mas um velho professor que nunca conheci, mas com quem aprendi muito, um tal de Platão. Dizia ele que o conhecimento começa com o espanto, com o reconheci­mento da própria ignorância, justamente a dificuldade dos arrogantes.

Pensei nisso durante o congresso que estou participando de excelência processos (CONEP 2024). Estou espantado com minha própria ignorância, o que é uma coisa pois significa que estou aberto para aprender. Eu tenho uma visão muito empírica de processos e fiquei assustado com o que existe de conhecimento estruturado neste tema. Acima de tudo reforçou em mim a importância da aprendizagem contínua.

Estamos tão acostumados à correria do dia a dia que não percebemos que o conhecimento continua avançando numa rapidez cada vez maior. Ninguém pode dizer, nos dias de hoje, que está atualizado pois não há como acompanhar tantas fontes ao mesmo tempo.

Estou tendo muitos insights interessantes para meu proprio desenvolvimento e o des­pertar da importância deste assunto para minha organização. O pessoal já está desconfiado que vou chegar amanhã na firma cheio de idéias. Certamente já me conhecem e sabem o quanto valorizo a busca pela inovação e melhoria dos processos.

Parafraseando a banda Bachman Turner Overdrive: You ain’t seen nothing yet!

Minhas anotações de um dos painéis

atualizado em 14/02/24